Translate

Deixe seu comentário




Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com

Você vale muito para nós!!!



segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Hoje no Bahia na Política


Vereador diz que projeto social Núcleos Produtivos é de sua autoria




O vereador Wellington Andrade (PTN) não anda nadasatisfeito com a divulgação feita pela prefeitura Municipal de Feira de Santana em que o secretário deDesenvolvimento Social, Ildes Ferreira (PMDB), defendeuma adequação do projeto de inclusão produtiva que seráfinanciado pelo Governo Federal no Município, através doprograma Brasil Sem Miséria. “O projeto foi apresentado eaprovado junto ao Ministério de Desenvolvimento Socialpor este vereador, na época diretor de ArticulaçãoEconômica. Projeto este que foi batizado de NúcleosProdutivos, portanto dê-se crédito a quem merececrédito”, reivindicou o vereador. O valor mencionado (R$ 3milhões ), seguindo Wellington, já está empenhado no MDS desde 2012.



Otto Alencar está garantido na chapa majoritária e vai concorrer em 2014


O encontro entre o governador Jaques Wagner e ospresidentes nacional e estadual do PSD, Gilberto Kassabe Otto Alencar, respectivamente, realizado no sábado(26/1) rendeu um acordo que assegura o nome do vice-governador na composição da chapa majoritária de 2014.
Segundo Otto, a reunião foi rápida e a discussão sobre2014 teve como mote o apoio do PSD à reeleição dapresidente Dilma Rousseff. “Nós reafirmamos a nossaaliança com o governador e conversamos para a minhamanutenção na chapa majoritária de 2014, seja comovice, seja como senador. Discutimos ainda as posições dopartido em nível nacional e a garantia de apoio àreeleição da presidente Dilma”, relatou Otto à Tribuna.

De acordo com o dirigente estadual, o tom adotado porKassab foi de manter o alinhamento do PSD com ogoverno Wagner, posição adotada pelo vice-governadorOtto, que defende seu interesse em participar da chapade sucessão do governador como candidato a senador.“Vou estar presente na chapa majoritária. Eu quero ir parao Senado Federal”, garantiu o também secretário deInfraestrutura.

Apesar de reiteradas vezes Otto indicar seu interesse em ser senador, Kassab não descartou a possibilidade daascensão dele como candidato ao Palácio de Ondina. (Fernando Duarte)



Empresa captará recursos para Micareta, Expofeira, São João e São Pedro



Pela primeira vez, quandonada que tenha registroem nossa lembrança, aPrefeitura de Feira de Santana abre licitaçãovisando contratarempresa de prestação deserviços especializada emcaptação de recursos. A boa nova é que não seráapenas para a Micareta, como era esperado. Tambémcaberá à empresa vencedora captar recursos para aExpofeira, São João e São Pedro. O ganhador trabalharános eventos que ocorrerão em 2013 e 2014.



Deputado Cândido Vaccarezza em Feira de Santana

Foto: Deputado Federal Candido Vaccarezza (PT)

Aproveitando o recessoparlamentar, quempassou a semana emFeira de Santana foi odeputado federal CândidoVaccarezza (PT-SP), quetem familiares na cidade.Aproveitou para reveramigos, além de dar umacirculada pela vidanoturna da Princesa doSertão.

História

Apesar de nascido em Senhor do Bonfim, CândidoVaccarezza concluiu seus estudos de nível médio em Feirade Santana e posteriormente se formou em Medicina em Salvador. Participante da reconstrução da UNE, sendo seuprimeiro secretário de Imprensa, Cândido Vaccarezza foium dos fundadores do PT na Bahia. Seu retorno a estaterra está previsto para fevereiro quando acontece ocarnaval.




Arrombamentos em caixas eletrônicos de Água Fria e Pedrão


A nova modalidade de roubo que consiste em estourarcaixas eletrônicos chegou às cidades de Água Fria (CaixaEconômica) e Pedrão (Bradesco), que tiveram os terminaisde caixas eletrônicos roubados. Apesar das investigaçõesda Polícia Civil, até o momento não há pistas dosmarginais.



Marcelo Nilo vê com bons olhos Artur Maia no PDT


Foto: Presidente da Assembléia Estadual Marcelo Nilo (PDT)

O deputado estadual epresidente da AssembleiaLegislativa Marcelo Niloestá entusiasmado com apossibilidade dodeputado federal ArturMaia ir para o PDT. “Seele quiser vir serárecebido com tapetevermelho, é um grandeparlamentar, seria umagrande aquisição, masnunca conversou comigosobre esse assunto”, disse Marcelo Nilo.

Entenda

O deputado federal Artur Maia (PMDB) vem tendodesentendimentos com a direção estadual da sualegenda, tendo inclusive pedido a renovação da direção. Oaceno a Artur Maia teria sido feito pelo presidente do PDTbaiano, Alexandre Brust.



Orlando diz que em breve falará sobre o que encontrou na Prefeitura


Questionado sobre as condições em que seu antecessordeixou o governo, o prefeito de Santo Estevão, Orlando Santiago (PSD), disse que no momento a preocupação ébuscar saber o que foi deixado e o que a equipe terá pelafrente. Ele antecipou que “na hora certa” irá convocar aimprensa para fazer um relato do que encontrou naprefeitura. Desde já, sabe-se que existem dívidas altas. Orlando está no quinto mandato de prefeito.



Sérgio Brito defende nome baiano na Mesa da Câmara Federal


Foto: Deputado Federal Sérgio Brito (PSD) quando era entrevistado

Falando sobre aparticipação do PSDnacional na Mesa daCâmara Federal, odeputado Sérgio Britodefende que o nome sejado PSD baiano, indicandoo deputado José CarlosAraújo, que é o secretáriodo partido na Bahia, hojepresidido pelo vice-governador Otto Alencar.Sérgio Brito é um dos nomes cotados para assumir apresidência de uma das Comissões da Câmara, na cota doPSD. Quando era do PSC, Brito chegou a presidir aComissão de Orçamento e Finanças.



Apoio a Henrique Alves foi um acordo no passado, diz Pellegrino


Foto: Deputado Federal Nelson Pelegrino (PT)

O deputado federal Nelson Pellegrino (PT)questionado pelo sitesobre o nome de seucolega Henrique Alves(PMDB-RN) para presidir a Câmara Federal, disseque “a bancada do PTtem um acordo deretribuição com o PMDB,apesar de sermos a maiorbancada federal, tendo aprerrogativa de indicar onome como é opresidente Marcos Maia (PT). Como houve umgesto lá atrás do PMDB,nós vamos apoiar o nomede Henrique Alves”.



Bahia está sem prestígio em Brasília, diz Lúcio


Foto: Deputado Federal Lucio Vieira Lima (PMDB)

Na avaliação do deputadofederal Lúcio Vieira Lima (PMDB), a falta deprestígio da Bahia no quediz respeito àparticipação no GovernoDilma Rousseff, está napessoa do governadorJaques Wagner, que nãotem força para indicarnomes para ocuparMinistérios. Oparlamentar diz ainda queo estado perdeinvestimentos paraPernambuco, justamenteporque o governador não assume a posição que o povodelegou a ele. “Essa falta de prestígio não é por culpa deDilma, mas por omissão do governador”, afirma. Adeclaração foi feita a propósito da nomeação de mais doisministros de São Paulo, que deverá ser anunciada estasemana pela presidente Dilma Rousseff (PT).



Comissão vai apurar tiros desferidos por preposto da Prefeitura em veiculo


A Prefeitura de Feira de Santana vai apurar fatosocorridos sexta-feira (25), quando um policial militarlotado na Secretaria Municipal de Transporte e Trânsitodesferiu três tiros contra um veículo de transporteclandestino. Para isto foi criada uma comissão compostapor três pessoas: Reinaldo Souza Teixeira (presidente), Isabel Cristina Moraes Fonseca e Dimas Barbosa de Miranda Filho. O caso foi parar na delegacia. Já foramouvidos o motorista do veículo e o policial que desferiu ostiros. Apenas o carro foi atingido.



Sindicato questiona concurso para apenas 40 novos peritos criminais



A abertura de concursopúblico para suprirapenas 40 vagas deperitos criminais, comedital previsto para marçopróximo, está sendoquestionado peloSindicato dos PeritosCriminais da Bahia –ASBAC Sindicato.
Enoque Silva Santos,secretário-geral do ASBAC Sindicato, enfatiza que onúmero de vagas oferecidas é muito pequeno paraatender a demanda. “Hoje a polícia técnica tem 352profissionais em seus quadros, 226 na capital e 126 no interior, ao passo que o número considerado satisfatóriopara suprir as necessidades da Justiça hoje é de cerca de 600 profissionais”, esclarece. “A Justiça começa com aperícia criminal”, pontua.

O último concurso para a Polícia Técnica no Estado foirealizado em 2005, mas os 137 aprovado só foramnomeado sem 2007. Isso se deve à preparação doprofissional que tem de passar por várias etapas, inclusive por um curso de formação com duração dequatro meses.



Prova de Redação da Uefs faz o candidato refletir sobre o crescimento das cidades


Tendo como tema central o crescimento das cidades esuas implicações, a exemplo da atração das massas paraos centros de potencial econômico, a prova de Redaçãodo vestibular 2013.1 (ProSel) da Universidade Estadual deFeira de Santana (Uefs), aplicada domingo (27), fez oscandidatos refletirem sobre a necessidade deplanejamento dos municípios.
Abstenção

A organização do vestibular da Uefs reconheceu que foialta a abstenção neste primeiro dia de provas, de 29,8%, o que equivale a 4.320 faltosos do total de 14.475inscritos. Mas, o pró-reitor de Ensino de Graduação, Rubens Alves Pereira, chama a atenção para algunsfatores que influenciaram as faltas.

Conforme Rubens Alves, a Uefs aplica as provas do vestibular depois das três universidades estaduais daBahia, inclusive após a divulgação de resultados. Por suavez, salienta, a Ufba já divulgou o resultado da primeira eestá com a segunda etapa em andamento. Além disso, jáfoi divulgado o resultado e feita a matrícula do Sistemade Seleção Unificada (Sisu), “o que influencia na decisãodo candidato que já tem garantida uma vaga em outrainstituição”, disse.

Neste domingo, foram aplicadas as provas de LínguaPortuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira eRedação; nesta segunda-feira será a vez das provas deHistória, Geografia e Matemática; na terça-feira (29), ultimo dia, os candidatos serão submetidos às provas deFísica, Química e Biologia.



Tendência nacional do PT promove encontro em Salvador


O encontro estadual da tendência petista Movimento PTreuniu sábado (26) seus quadros políticos do partido naFaculdade de Arquitetura da Universidade Federal daBahia (Ufba), em Salvador. A agremiação recebeu novosintegrantes no estado, como os grupos políticos doprefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes, e odeputado estadual Marcelino Galo, que apresentaram umaconjuntura sobre as ações do governo e do partido naBahia. O coordenador nacional do Movimento PT, RomênioPereira, presente junto com o deputado estadual daParaíba, Frei Anastácio, declarou que o grupo é a segundaforça interna no Brasil e que é preciso que o partidodialogue mais com a sociedade.



Proposta altera advertência do rótulo de bebida alcoólica
A Câmara analiza o Projeto de Lei 4549/12, do deputadoHeuler Cruvinel (PSD-GO), que altera a mensagem deadvertência dos rótulos de bebidas alcoólicas. Pelo texto, em vez de “evite o consumo excessivo de álcool”, osrótulos vão conter as seguintes advertências: “Nãoexistem limites seguros para o consumo de álcool”, “Oconsumo de álcool inibe os reflexos e reduz a capacidadepara dirigir e operar máquinas”; “O consumo de álcoolpode causar dependência e diversos malefícios à saúde”; e “O consumo de álcool deve ser evitado durante toda agestação”.
A proposta altera a lei que trata das restrições ao uso e àpropaganda de produtos fumígeros, bebidas alcóolicas,medicamentos, terapias e defensivos agrícolas(Lei9.294/96).

Na avaliação do autor, sua proposta contribuirá para “oesforço que a nação deve fazer para limitar o consumo deálcool e suas consequências nefastas”. O parlamentarressalta também que, segundo o Centro de Informaçõessobre Saúde e Álcool (Cisa), o número de acidentes fataisno trânsito tem aumentado exponencialmente ano apósano, em vários países, especialmente nos feriados, tendocomo principal causa a embriaguez por consumo debebidas alcoólicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário